terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O QUE É DIREITO E FRATERNIDADE?

Direito e Fraternidade é uma rede nacional que reúne estudiosos e profissionais em diferentes áreas do Direito. Faz parte da rede internacional "Comunione e Diritto”. Tem em comum o compromisso de aplicar a categoria da fraternidade para desenvolver e disseminar uma nova cultura jurídica. Promove e apóia as mais diversas iniciativas baseadas no relacionamento fraterno entre operadores do Direito e entre mundos jurídico e sociedade civil. Dá suporte à formação das consciências. 



O grupo nasceu em 2001, como resultado de uma intuição di Chiara Lubich (1920-2008), fundadora do Movimento dos Focolares. Ela deu inicio ao desenvolvimento da “cultura da unidade” e da “fraternidade universal” nos mais diversos âmbitos de conhecimento: do direito à política (Movimento Político pela Unidade), da economia (Economia de Comunhão) à comunicação, saúde, pedagogia, ecologia, arte. 

O Movimento dos Focolares, nasceu no âmbito do cristianismo 70 anos atrás, em Trento, na Italia (1943). Tem como objetivo contribuir com a unidade da família humana, na fraternidade universal. Atualmente está difundido em 180 nações e com mais de dois milhões de pessoas de diferentes religiões, pessoas de boa vontade, de várias categorias sociais e idade. 

Alguns reconhecimentos à Chiara Lubich: Homenagem no Congresso Nacional em Brasília (07.12.2012), Ordem do Cruzeiro do Sul, pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso – 1998; Prêmio Conselho da Europa Direitos Humanos – 1998; Prêmio Unesco Educação para a Paz - 1996.

QUER SABER MAIS? 


Acesse a rede internacional “Comunione e Diritto” (disponível em português): 

Faça parte da nossa rede de amigos: 

Conheça o Movimento dos Focolares: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário